ninfoplastia o que é

Ninfoplastia o que é?

Causa de incômodo estético e funcional para mulheres, o desenvolvimento anormal e exagerado dos pequenos lábios vaginais pode ser bastante desconfortável.

Para esses casos existe uma cirurgia conhecida como Ninfoplastia. 

E é sobre isso que explicaremos melhor nesse artigo. Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre a Ninfoplastia!

Ninfoplastia o que é?

Como é sabido os pequenos lábios vaginais podem ter diversas formas e tamanhos, e diante desse fato, algumas mulheres acabam desenvolvendo de forma exagerada, e por vezes assimétrica, essa dobra de pele localizada na vulva.

A Ninfoplastia, também conhecida como Labioplastia, tem o propósito de reparar a hipertrofia (crescimento excessivo) dos pequenos lábios vaginais.

Você sabia que existe uma condição chamada Ginecomastia que se caracteriza pela hipertrofia das mamas masculinas? Venha conhecer mais sobre o assunto clicando aqui! 

Nela, o cirurgião remove cirurgicamente o excesso de pele desse local, seja por motivos estéticos e/ou funcionais.

Importância do procedimento

Quando os pequenos lábios são maiores que os grandes lábios a mulher pode sentir desconforto e dor durante as relações sexuais e até mesmo em atividades rotineiras como praticar exercícios físicos e ao andar, por exemplo.

Além disso, diante da insatisfação com a aparência da sua vagina, a mulher pode sofrer com baixa autoestima e insegurança, o que acaba prejudicando o bem estar e a vida sexual dela.

Conheça todos os procedimentos estéticos que realizamos em nossa clínica. Aqui, seu bem estar e qualidade de vida é nosso maior objetivo! 

Como é feita a Ninfoplastia?

Para evitar internações a Ninfoplastia normalmente é realizada mediante anestesia local com sedação, podendo a paciente retornar pra casa no mesmo dia.

Durante o procedimento o médico irá remover, por meio de um corte, o excesso de pele dos lábios internos, deixando-os nos tamanhos e formas desejadas.

A parte dos pequenos lábios que será removida envolve apenas aquela que se projeta pra fora da vagina, pois cortes que vão além do necessário podem prejudicar a lubrificação natural do órgão e também expô-lo a infecções.

Após a remodelação dos lábios o cirurgião irá realizar a sutura do local, que pode ser feita, mais comumente, com pontos reabsorvíveis pelo organismo ou então pontos comuns, que devem ser retirados aproximadamente 8 dias após o procedimento.

Como funciona o pós-operatório?

É recomendável que a paciente fique em repouso nas duas primeiras semanas, podendo retornar as suas atividades habituais após esse período, desde que elas não exijam grande esforço físico.

Durante o período de repouso a paciente não precisa necessariamente ficar deitada e pode realizar atividades leves, evitando aquelas que pressionem o local operado como andar de bicicleta, por exemplo.

A recuperação total costuma acontecer após 30 dias da operação e a mulher, dependendo da avaliação médica, deverá esperar até 45 dias para poder voltar a manter relações sexuais.

Já considerou fazer essa cirurgia? Conte pra gente nos comentários suas expectativas e/ou dúvidas a respeito do procedimento.

Será ótimo poder contar com a sua interação e te ajudar!

E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.

Até a próxima!

Dra.Meliza Moutinho