Cirurgia Plástica
Lifting Facial

Lifting Facial

O lifting facial, ou ritidoplastia, é um dos procedimentos cirúrgicos mais indicados para rejuvenescer a face, com o objetivo de amenizar os sinais de envelhecimento do rosto, dando uma aparência mais jovial e natural.

A medida em que envelhecemos, há um aumento da estrutura óssea de todos os orifícios da face, desde a órbita, pirâmide nasal e queixo. Essa mudança repercute na musculatura da face, promovendo deslocamento das camadas de gorduras e flacidez da pele e o lifting facial tem o objetivo de corrigir todas essas estruturas.

Lifting facial

O que é o envelhecimento facial?

O envelhecimento facial se dá por algumas alterações ocorridas na estrutura óssea, gordura e na pela do nosso rosto, ou seja, em todas as camadas da face.

A parte óssea vai sofrendo um aumento dos orifícios da face, principalmente na órbita, pirâmide nasal e na rotação do queixo. Essas mudanças repercutem na parte muscular e externa da face, os deixando mais flácidos e, com isso, vão perdendo aderência a camada óssea.

A camada de gordura também sofre mudanças. Ela vai perdendo quantidade, quanto muda seu posicionamento, descendo e apresentando aspectos mais velhos.

Além disso, há também fatores externos que contribuem para o envelhecimento facial. Como grande exposição ao sol, tabagismo, má alimentação, dentre outros.

Por isso, ao pensar na correção do envelhecimento facial, é preciso pensar em corrigir todas as estruturas do rosto.

Como é a realizada o lifting facial?

O lifting facial, ou cirurgia de rejuvenescimento facial, consiste em fazer uma cicatriz que contorna o couro cabeludo até a região anterior da orelha para desconectar a pele dos tecidos profundos e reorganizar todas as estruturas do rosto, as reposicionando com suturas de sustentação que ajudam a manter o aspecto firme da pele.

Se necessário, também é possível remover camadas de gordura que sobrecarrega o rosto.

Essa cirurgia tem uma duração média de três horas e deve ser feita em âmbito hospitalar. É utilizada anestesia geral, porém alguns especialistas optam por usar sedativas e anestesia local.

Pós-operatório do lifting facial

Após fazer a cirurgia de lifting facial, o paciente fica internado uma noite no hospital e vai para casa com um dreno e um curativo ao redor do rosto, que podem ser retirados no dia seguinte.

É recomendado que se use uma malha compreensiva que vai ajudar a pele a colar na musculatura e evitar inchaços, fazendo que a recuperação seja mais confortável.

O resultado dessa cirurgia não é imediato. É possível notar os resultados à medida que vai perdendo o inchaço e retenção de líquido, em média de um mês e meio após o procedimento. O resultado final aparece apenas por volta de seis meses a um ano quando as cicatrizes já estão da cor da pele.