Cirurgia Plástica
Mastopexia

Mastopexia

A mastopexia é a cirurgia que reverte o caimento natural das mamas e levanta os seios para a sua posição original. Este procedimento é ideal para às mulheres que sofrem com a condição em função do envelhecimento, variação de peso e depois de gestações e períodos de amamentação, o que chamamos de ptose.

Cirurgia de Mastopexia

A cirurgia da mastopexia corrige esse caimento e flacidez com a retirada do excesso de pele, reposicionando o tecido mamário para conseguir um bom formato das mamas. Além disso, durante o procedimento, também é comum colocar prótese, chamada de mastopexia com prótese, que além de levantar e reposicionar as mamas, também dá volume e um melhor contorno para a região.

As mamas de uma mulher ajudam a definir sua feminilidade, e como há muitas formas, tamanhos e aspectos diferentes, também ajudam a determinar sua personalidade.

Por essa razão, as mudanças que elas sofrem podem ser desagradáveis e fazer com que as mulheres se sintam menos femininas e achem que perderam a vitalidade da juventude.

Assim como outras partes do corpo, as mamas sofrem alterações decorrentes da genética, envelhecimento, gravidez e amamentação, ganho ou perda de peso e mudanças hormonais. Mamas firmes e simétricas geralmente começam a cair, ficando com um aspecto pesado ou flácido.

Uma mamoplastia de aumento, ou mastopexia, pode ajudar a mama a ficar firme novamente, que definirá as curvas do corpo e dará aos seios uma aparência jovial.

Ptose mamária

Durante o procedimento de mastopexia, o excesso de pele é retirado, e a pele restante, esticada. Consequentemente, a forma das mamas melhora e elas são reposicionadas. O médico avaliará o grau da ptose, ou queda das mamas, para determinar o procedimento mais adequado. Normalmente, existem três graus de ptose, classificados como leve, moderado e acentuado, que são determinados pela posição da aréola em relação à prega inframamária e ao esterno. Em geral, há ptose leve se a aréola estiver na prega inframamária. Se a aréola estiver aproximadamente um ou dois centímetros abaixo da prega inframamária, as mamas apresentam ptose moderada; nos casos de ptose mamária acentuada, a aréola pode estar dois ou três centímetros abaixo da prega inframamária e inclinar para baixo.

Existem várias técnicas de mastopexia, as mais conhecidas são:

  1. periareolar;
  2. circumareolar;
  3. vertical e
  4. em âncora.

São ,usadas respectivamente, usadas para corrigir graus cada vez maiores de ptose.

Cirurgia

A técnica periareolar, ou em crescente, envolve uma incisão em meia lua no topo da aréola.

Essa técnica é o procedimento menos invasivo que chega a um pequeno grau de elevação.

Por esse motivo, é indicada para pessoas com mamas pequenas ou que apresentam ptose mamária leve.

Recuperação

O médico pode recomendar o uso de um certo tipo de malha de compressão após o procedimento.

Essa malha apertada ajudará a diminuir o inchaço evitando a formação de líquido, além de proporcionar conforto e sustentação.

Talvez você tenha que usá-la por algumas semanas. Se houver drenos cirúrgicos, eles, além das bandagens, serão removidos em alguns dias, enquanto os pontos indissolúveis podem permanecer durante uma ou duas semanas.

Pode ser que você sinta dor leve e observe inchaço e hematomas, assim como dormência ao redor da aréola, que devem desaparecer em algumas semanas.

Embora já se sinta apta a retornar ao trabalho em uma semana, recomenda-se evitar atividades pesadas, como a prática de exercícios, por três ou quatro semanas após o procedimento, de modo que seu corpo tenha tempo suficiente para cicatrizar.