como lidar com a ansiedade

Como lidar com a Ansiedade

É normal sofrer com ansiedade antes da cirurgia, afinal há diversos fatores envolvidos nesse procedimento como expectativas, medos e riscos, por exemplo.

Contudo ficar ansioso de forma exagerada pode prejudicar a cirurgia e até mesmo limitar o paciente, impedindo a realização da mesma.

Nesse guia vamos apresentar algumas dicas para te ajudar a diminuir essa ansiedade. Acompanhe:

Se arme de informações

Um importante passo para diminuir a ansiedade antes da cirurgia é o de se informar o melhor possível a respeito do procedimento a ser realizado.

Tendo conhecimento do procedimento, por que você precisa passar por ele e também como ele é feito em detalhes, ajuda a diminuir muito as suas preocupações.

Clique aqui para ficar por dentro da cirurgia de Ninfoplastia! 

Ginecomastia tem tratamento?

Deixe seu médico ciente dos seus medos

Pode ser que você esteja ansioso por não saber com exatidão a respeito dos resultados e também dos riscos envolvidos na cirurgia a qual você irá se submeter.

É preciso entender que os resultados e riscos variam de pessoa pra pessoa e, portanto, somente o seu cirurgião poderá lhe passar informações mais realistas e personalizadas a respeito do seu procedimento.

Outra questão importante, que também diz respeito ao seu médico, é que você deve ter ou desenvolver sua confiança nele e nos profissionais que irão participar da sua cirurgia.

Quer aprender a escolher o melhor cirurgião plástico para você? Clique aqui!

Dessa maneira você se sentirá mais seguro.

Considere tratamentos alternativos

Existem tratamentos e práticas como acupuntura, massagens, hipnose, yoga e suplementações naturais, por exemplo, que podem ajudar você a diminuir essa sensação de ansiedade.

Além disso, estudos demonstram que simples hábitos como ouvir uma musica ou ler um livro durante a fase de preparação para entrar na sala de cirurgia podem aliviar a ansiedade.

Isso ocorre pelo simples fato dessas ações fazerem com que sua mente foque em outro ponto, que não o procedimento cirúrgico em si.

Procure ajuda especializada

Se mesmo após compreender todos os processos da sua cirurgia a ansiedade persistir, talvez seja hora de procurar pela ajuda de um terapeuta.

Ansiedade em excesso e o medo da cirurgia podem estar relacionados a outras questões mal resolvidas como traumas, por exemplo.

O terapeuta irá lhe ajudar a compreender a origem da sua ansiedade e também qual a melhor forma de lidar com ela.

Além do terapeuta, é recomendável que você procure apoio e conselhos de pessoas íntimas.

Dessa forma você se sentirá mais a vontade para falar dos seus medos e expectativas e poderá ter a opinião de alguém que te conhece e deseja o melhor pra você.

Você fica muito ansioso antes de passar por algum procedimento cirúrgico ou até mesmo ao se consultar com um médico?

Conte pra gente seus medos e como você lida com eles e vamos estimular esse debate tão importante.

E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo, agora que você aprendeu a como lidar com a ansiedade antes de uma cirurgia! 

 

Até a próxima!

 

Dra. Meliza Moutinho