Abdominoplastia e Mini-Abdominoplastia

Uma das cirurgias mais procuradas no âmbito da estética, a abdominoplastia é indicada para eliminar o excesso de pele e recuperar a firmeza dos músculos do abdômen, condição muito comum em pessoas que passaram por drásticas perdas de peso e também em algumas mulheres após o período gestacional ou àquelas que desenvolveram uma diástase abdominal, deslocamento dos músculos do abdômen.

Cirurgia plástica de Abdominoplastia

Na cirurgia, é feita uma incisão no abdômen inferior para remover toda a pele flácida da região e reparar e reposicionar os músculos reto-abdominais, que geralmente estão enfraquecidos e deslocados após a expansão da barriga. Após esses passos, a cirurgia é finalizada com uma incisão ao redor do umbigo para mantê-lo no lugar original e, após esticar a pele do abdômen superior, ser suturado para manter uma aparência natural.

Além da abdominoplastia comum, também há a opção da miniabdominoplastia, que retira o acúmulo de pele apenas da região inferior da barriga, exigindo menos tempo de duração e uma menor incisão.

Mommy Makeover – Cirurgias pós gravidez

Você sabe o que é Mommy Makeover?

A abdominoplastia é uma das cirurgias que compõe o conjunto de cirurgias denominadas de Mommy Makeover. Você já ouviu falar desse termo?

Esse é o nome dado para os procedimentos cirúrgicos realizados após um período seguro da gestação com o objetivo de corrigir as alterações do corpo provocadas durante a gravidez.

Outras cirurgias que fazem parte dessa cirurgia é a Lipoaspiração e a Mamoplastia. Juntas, elas auxiliam na satisfação pessoal e autoestima de mulheres na reversão de mudanças físicas e estéticas indesejadas.

 

A abdominoplastia é um dos procedimentos mais realizados em cirurgia plástica.

Em geral, fatores como gestações múltiplas, genética e perda de peso substancial contribuem para o desenvolvimento de frouxidão na pele e depósitos de gordura, fazendo com que o abdome assuma tamanho desproporcional em relação ao restante do corpo.

A abdominoplastia remove essa frouxidão de pele e a de gordura. Além disso, os músculos abdominais verticais que foram distendidos e enfraquecidos com o passar do tempo são reforçados, restabelecendo a aparência de um abdome firme e plano.

O procedimento de abdominoplastia pode ser realizado isoladamente, mas geralmente é associado à lipoaspiração, com melhores resultados e melhor contorno corporal.

A abdominoplastia não deve ser considerada como tratamento de obesidade, ou substituto de dietas e exercícios físicos.

Candidatos a abdominoplastia devem ser saudáveis e relativamente em forma.

Gestações futuras e alterações substanciais do peso após abdominoplastia, bem como a presença de cicatrizes de cirurgias anteriores, podem reduzir a eficácia e longevidade do tratamento.

Recuperação na Abdominoplastia

Deve-se utilizar malhas de compressão apertada por 3 meses que auxilia a reduzir o edema e evita a formação de líquido, bem como oferece conforto e suporte no processo de cicatrização.

Assim como nos principais procedimentos cirúrgicos pode haver dor, pequenos ferimentos e aumento de volume que desaparece em poucas semanas.

Embora não seja possível ficar em posição completamente ereta, de pé, é importante iniciar caminhadas por curtos intervalos logo após o procedimento para facilitar o fluxo sanguíneo.

Os pontos são reabsorvidos com o tempo. Entretanto, pontos não reabsorvíveis devem ser removidos em aproximadamente 1 semana.

Resultados

A maioria dos pacientes retorna ao trabalho em 3 semanas, podendo levar de 8 a 12 semanas para retomar a vida normal, incluindo levantar pesos e exercícios mais intensos.

Embora a cicatriz seja permanente, ela esmaece com o tempo.

É importante notar que novas gestações e ganho ou perda substancial de peso podem comprometer o resultado.

Entretanto, com dieta adequada e exercícios físicos, o resultado da abdominoplastia pode ser duradouro e manter-se por vários anos.