Mommy Makeover: as cirurgias plásticas que ajudam corrigir as mudanças que vem com a gravidez

A gravidez é um período que marca a vida da mulher. Além da alegria e emoção de estar gerando uma vida, a gestação também traz inúmeras mudanças físicas para a mamãe. Depois do nascimento do bebê, muitas mulheres não reconhecem aquele corpo como sendo o seu e desejam voltar para o que tinham antes. Muitas recorrem às cirurgias plásticas para acelerar esse processo e, por isso, há um conjunto técnicas que corrigem as mudanças da gravidez, as chamadas mommy makeover.

As transformações sofridas pelo abdômen durante os noves meses de gestação, por exemplo, é uma das partes que mais preocupa as mulheres. Para acompanhar o crescimento da criança, a pele estica o máximo que consegue e resulta, muitas vezes, em flacidez e até estrias. Além disso, também há o aumento de peso e dos seios, e a queda das mamas após o período de amamentação.

Com um recém-nascido, é mais difícil controlar a alimentação e realizar atividades físicas regulares, e o fato de não voltar a rotina como gostaria e a dificuldade em eliminar os quilos a mais, podem ser ainda mais frustrantes para as mulheres. Embora haja cuidados que devem ser seguidos durante e pós gravidez, muitas vezes, a única forma de voltar a ter um corpo no qual você se sinta bem novamente é realizando cirurgias plásticas para corrigir essas mudanças pós-gestação.  

O que é Mommy Makeover?

As mulheres insatisfeitas com as mudanças no corpo podem recorrer aos procedimentos cirúrgicos para realizar as correções estéticas necessárias. Há um nome para a cirurgia que reúne um conjunto de procedimentos estéticos que tem o objetivo de rejuvenescer o corpo pós-gestação: mommy makeover.

Embora ainda não seja tão popular no Brasil, o mommy makeover é um tratamento que já virou febre nos EUA entre as mamães que tem o desejo de voltar ao corpo anterior.

Essa cirurgia envolve a combinação de procedimentos para correções mais comuns, como mamoplastia, abdominoplastia e lipoaspiração, e pode ajudar a mulher a recuperar a autoestima e a satisfação com o próprio corpo depois da gravidez, mas sempre com a orientação médica adequada.

Mommy Makeover – quando devo considerar?

Depois de ter o bebê, outras preocupações fazem parte da rotina, como a amamentação regrada. Mas quando finalmente a mulher começa a pensar em si novamente, muitas perguntas sobre quando recuperar o seu corpo natural começam a surgir. Afinal, quando considerar fazer cirurgia plástica depois da gravidez?

Se você teve bebê num período de um ano e apresenta as características abaixo, pode considerar a cirurgia de mommy makeover como tratamento para corrigir as alterações que persistem no seu corpo após a gestação.

  • Se a gestação e a amamentação mudaram negativamente o tamanho ou formato dos seios;
  • Se está insatisfeita com o excesso de pele na barriga, com as estrias e aspecto do umbigo;

• Se apresenta gorduras localizadas no abdômen, quadris, tronco, braços ou coxas, relacionados às variações de peso da gestação.

Quanto tempo esperar para fazer a Mommy Makeover?

mommy makeover

O alerta principal é: nenhum procedimento cirúrgico é aconselhável logo após o parto. Existe um período necessário para dar um tempo para que seu corpo retorne, naturalmente, ao normal e isso pode demorar. Normalmente leva de 9 a 12 meses, dependendo da cirurgia, para corrigir as alterações da gestação.

Quando a mulher apresenta excesso de pele na barriga e o afastamento do músculo abdominal, chamada de diástase muscular, é preciso recorrer a abdominoplastia, cirurgia indicada para correção desses problemas. Nesses casos, é aconselhável pelo menos um ano de espera antes do procedimento.

A amamentação também é uma característica a ser respeitada. Durante esse período, as mulheres ainda passam por alterações recorrentes devido aos hormônios circulando no organismo, como hipertrofia mamária e volume da mama maior que o habitual. Quando essa condição começa a regredir, é normal apresentar excesso de pele ou até caimento dos seios.

É preciso cessar completamente a amamentação para qualquer procedimento na mama. Geralmente, é aconselhável esperar de seis a oito meses após esse período.

Porém, apenas por meio de uma avaliação com um cirurgião plástico confiável para estipular prazos mais precisos. O profissional avaliará se a paciente está em boas condições de saúde e determinará que a cirurgia não exceda um tempo seguro para esses procedimentos.

Afinal, quais são as cirurgias Mommy Makeover?

Com um bebê em casa, a missão de voltar a fazer exercícios físicos e manter uma alimentação equilibrada fica ainda mais difícil. Esses desafios podem desencadear frustrações para a mulher que, após uma gravidez, quer voltar ao seu corpo anterior.

As cirurgias mommy makeover aceleram esse processo, pois são um conjunto de técnicas que corrigem mudanças em locais mais afetados pela gravidez, como as mamas, o abdômen e o contorno corporal.

São elas:

Abdominoplastia

Uma das cirurgias mais procuradas depois da gravidez, a abdominoplastia é indicada para eliminar o excesso de pele e recuperar a firmeza dos músculos do abdômen, condição muito comum em algumas mulheres após o período gestacional ou àquelas que desenvolveram uma diástase abdominal, que é o deslocamento dos músculos do abdômen.

Na cirurgia, é feita uma incisão no abdômen inferior para remover toda a pele flácida da região e reparar e reposicionar os músculos reto-abdominais, que geralmente estão enfraquecidos e deslocados após a expansão da barriga. Após esses passos, a cirurgia é finalizada com uma incisão ao redor do umbigo para mantê-lo no lugar original e, após esticar a pele do abdômen superior, ser suturado para manter uma aparência natural.

Mastopexia

mastopexia é a cirurgia que reverte o caimento natural das mamas e levanta os seios para a sua posição original, condição ainda mais comum após período de amamentação.

A cirurgia da mastopexia corrige esse caimento e flacidez com a retirada do excesso de pele, reposicionando o tecido mamário para conseguir um bom formato das mamas. Além disso, durante o procedimento, também é comum colocar prótese, chamada de mastopexia com prótese, que além de levantar e reposicionar as mamas, também dá volume e um melhor contorno para a região.

Lipoaspiração

A lipoaspiração é a cirurgia ideal para eliminar gorduras localizadas e devolver o contorno corporal. Ou seja, mesmo estando no peso ideal e mantendo uma rotina de hábitos saudáveis, senão consegue eliminar o culote e os “pneuzinhos”, por exemplo, a lipoaspiração tem essa missão.

Atualmente, há vários tipos de lipoaspiração, que utilizam técnicas diferentes. É preciso alinhar com o cirurgião plástico para escolher um deles para atender melhor a sua expectativa e objetivo.

Mommy Makeover é para você?

Marque uma consulta para que eu conheça você e seu caso, assim, juntas, podemos encontrar a melhor alternativa para que você se sinta bem, bonita e segura.

Meu consultório de cirurgia plástica e estética fica na Zona Oeste de São Paulo, na Vila Leopoldina, próximo ao parque Vila Lobos e eu e minha equipe vamos adorar receber você!