Cirurgia Plástica

Otoplastia

Otoplastia

A otoplastia é a cirurgia que corrige orelhas proeminentes, ou famosas “orelhas de abano” – caracterizadas pela alteração genética que aumenta a cartilagem da orelha e faz com que a região se afaste da cabeça – e minimizar deformidades.

Indicações da otoplastia

As correções de orelha são indicadas para casos em que é preciso minimizar deformidades, corrigir assimetrias de forma, tamanho e angulação no caso do abano e as orelhas malformadas de nascença ou que sofreram deformidades após um traumatismo.

Existe desde o grau mais leve até o mais grave de orelhas proeminentes, por isso, a indicação cirúrgica é baseada no grau de incômodo que o paciente apresenta. A otoplastia é um procedimento reparador e tem como principal objetivo entregar um resultado que une a harmonia de forma, volume e posição e melhora a autoestima do paciente.

Como é realizada a otoplastia?

Para corrigir essa condição, primeiramente é aplicada uma anestesia local e sedação. Posteriormente, é realizada uma incisão na dobra atrás da orelha para refazer a curva e retirar a cartilagem e religando o músculo mais próximo a cabeça, o que possibilita um aspecto natural.

Logo em seguida são feitos pontos de fixação para manter uma nova anatomia e o fechamento da pele. A cirurgia de otoplastia tem duração média de uma hora.

Após a cirurgia otoplastia

O pós-cirúrgico da otoplastia é simples e consiste em curativos com pomada cicatrizante que é realizado após a cirurgia e retirado em aproximadamente 24 horas. Após avaliação médica é avaliado se há necessidade de outro curativo.

A região pode apresentar inchaço e vermelhidão, que vão diminuindo com o passar dos dias. As orientações de cuidado se restringem em deixar as orelhas e a região da cicatriz bem higienizadas e evitar coçar, o que pode eventualmente acontecer.