Cirurgia Plástica

Blefaroplastia

Blefaroplastia

A blefaroplastia, ou cirurgia das pálpebras, é a cirurgia de correção do excesso de pele nas pálpebras e bolsas de gorduras abaixo dos olhos. Ela é ideal para pessoas que apresentam essas condições e além do aperfeiçoamento estético, também visam a funcionalidade do olhar e prevenindo possíveis danos no campo da visão.

Considerada relativamente simples, a blefaroplastia demanda cerca de uma hora de procedimento e consiste em pequenas incisões estratégicas nos côncavos, visando manter as cicatrizes escondidas, e nas pálpebras inferiores, os cortes são feitos rentes aos cílios.

A blefaroplastia é melhor opção de correção das pálpebras

Os olhos são os elementos que mais chamam atenção no nosso rosto. Eles são os responsáveis por transmitir emoções, vitalidade e até a nossa idade. Com o processo de envelhecimento, as pálpebras tendem a ficar flácidas e, associadas às bolsas e inchaços, fazem com que o indivíduo pareça mais velho do que realmente é. Por isso, a blefaroplastia é a melhor opção de correção de pálpebras.

blefaroplastia tem o objetivo de renovar e revitalizar o rosto com a diminuição da flacidez palpebral, dos excedentes de pele e das bolsas que se formam sob os olhos.

Assim como o restante do rosto, as pálpebras são formadas por camadas de pele, músculo e gordura. Com o tempo, a idade, a genética e fatores ambientais como os danos causados pelo sol, destroem a sustentação da pele. Consequentemente, a pele perde sua estrutura e fica flácida.

Os depósitos de gordura normalmente dão às pálpebras um aspecto pesado. Entretanto, a gordura também diminui com o tempo e muda em resposta aos músculos flácidos e fracos, o que provoca inchaços e bolsas ao redor dos olhos.

Pálpebra superior

Antes de iniciar a cirurgia, as linhas das incisões são desenhadas para que se tenha certeza que elas seguirão os contornos naturais das pálpebras e as cicatrizes serão as mais imperceptíveis possíveis. Primeiro, o médico faz uma incisão na prega das pálpebras superiores. Após a modelagem dos depósitos de gordura, as incisões são fechadas com pontos que podem ser absorvidos ou não.

Pálpebra inferior

As linhas da incisão são desenhadas na prega das pálpebras inferiores para que se tenha certeza que a cicatriz ficará escondida nos contornos naturais do rosto. Em seguida, faz-se uma pequena incisão na pele, expondo os músculos subjacentes. Se você tiver excesso de pele nas pálpebras inferiores, provavelmente uma parte será removida. Após a modelagem dos depósitos de gordura e remoção do excesso de pele, a incisão é suturada.

Recuperação na Blefaroplastia

Como em todo procedimento cirúrgico, o paciente pode sentir desconforto, inchaço e apresentar hematomas, que podem ser aliviados com o uso de compressas frias e analgésicos. Os hematomas ao redor dos olhos começam a regredir em sete a dez dias. Embora já se sinta apto a retornar ao trabalho em uma semana, recomenda-se evitar atividades pesadas, como a prática de exercícios ou levantamento de peso, por pelo menos duas semanas após o procedimento.

Resultados

Os primeiros resultados da cirurgia aparecem em algumas semanas à medida que o inchaço e os hematomas vão desaparecendo. Apesar das pequenas cicatrizes, estas geralmente ficam escondidas pelos contornos das pálpebras. No início, as cicatrizes podem ficar levemente avermelhadas, que desaparecerão dentro de alguns meses, até ficarem linhas brancas muito finas. Embora os resultados de uma blefaroplastia sejam duradouros, é importante lembrar que seu rosto continuará envelhecendo. No entanto, a cirurgia de pálpebras pode manter a aparência dos olhos renovada e revitalizada por muitos anos.